Resenha da Obra: Dom Casmurro


O livro Dom Casmurro foi escrito por um dos maiores escritores brasileiros Machado de Assis, nascido em 1830 e morto em 1908. Essa obra foi publicada em 1900 e é uma das mais famosas do escritor. O livro fala sobre um dos assuntos mais comuns hoje em dia: o adutério. Mostra que todo mundo está sujeito a passar por isso ou entrar nessa paranóia.
Os personagens principais são: Bentinho(Dom Casmurro) e Capitu, que são os mais citados na obra, pois a obra é basicamente voltada para eles. D. Glória, mãe de Bentinho. Ezequiel, filho de Bentinho e Capitu. José Dias, era um charlatão que se passava por médico. Padre Cabral, que encontra a solução para o caso de Bentinho.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista Bentinho. Quando era jovem, Bentinho era apaixonado e inocente que fazia de tudo pelo seu amor com Capitu. Depois de um tempo eles se casaram, mas com o tempo ele também se transformou em uma pessoa amargurado. Bentinho e Capitu tiveram um filho, chamado Ezequiel. Com o tempo, esse amor foi desenvolvendo um ciúme, uma desconfiança. Bentinho chegou a pensar, por um momento, em matar seu filho e sua esposa. Mas isso não aconteceu.
Por causa de Bentinho, Capitu foi obrigada a sair do país com seu filho e ir para o exterior. Bento passou anos vivendo só e ao reencontrar o seu filho, otratou com frieza como se nunca tivesse visto e nem se conhecessem. Depois de um tempo, ao saber da morte do seu filho, a única coisa que ele fez foi ler a carta que foi enviada pelos sus amigos com o preço do funeral. E ao ler a carta, falou que pagaria até o triplo. Ele não deu a minima importância a morte de Ezequiel.
No final, como a maioria dos livros de Machado de Assis ele deixa uma dúvida, gerando um seuspense para nós leitores. No caso deste livro, todos ficam se perguntando o que realmente aconteceu. Será que Capitu traiu ou não Bentinho ? Eis a dúvida.