Características do Realismo/Naturalismo

Características do Realismo/ Naturalismo
                                                                     
Realismo
Naturalismo
Reformismo social> crítica as classes sociais dominantes
Variação do realismo aprofundamentode alguns caracteres ; visão do mundo mais mecanista e mais determinista.
Racionalismo> impessoalidade
Homem=animal: libera os instintos, dependendo das condições ambientais
Cientificismo, verossimilhança, detalhamento, materialismo, psicologismo,senso de contemporaneidade.
Preferências por temas sobre anomalias humanas, aspectos repulsivos da vida humana e patologias sexuais, além de focalizar camadas mais baixa da sociedade.
Universalismo
Observar as ações , porque elas exteriorizam o drama íntimo do ser.







Realismo e naturalismo : os mesmo princípios científicos, filosóficos e artísticos.O naturalismo diferencia-se do Realismo por uma assimilação mais intensa das teorias científicas que vigiam na época –principalmente a tese determinista- e por uma interpretação mais radical da necessidade de se fazer da obra artística um instrumento de denúncia social. 

EXPLORANDO MAIS  SUAS CARACTERÍSTICAS...

  • No realismo os temas abordados são estritamente ligados a problemáticas reais, sociais e concretas. Por exemplo: as idéias relativas do a religião são ignoradas, questiona-se a capacidade do casamento de promover a felicidade , o próprio amor tem caráter utilitário movido por algum tipo de interesse que não tem a ver com a manifestação espontânea que em principio se caracteriza esse sentimento. A frase do personagem Quincas Borba de Assis resume esse aspecto “Ao vencedor as batata!”(materialismo)
  • No naturalismo os pequenos casos cotidianos, questões de ordem pessoal, familiar, de relacionamento pessoal ganham destaque. Para  o naturalista o homem é um animal, presa do seu destino e predestinado a agir no contexto social em que vive.Sua maneira de agir é determinada pelo meio social e por sua hereditariedade, o significado disso é que o individuo não tem livre-arbítrio, domínio ou controle sobre suas vontades que lhe permitisse mudar por isso são comuns as taras, anomalias e as bestialidades praticadas pelo gênero humano.